Escolinhas de Futebol: Criando atletas e Formando Cidadãos

Os campos de terra batida, as peladas no final de semana, os jogos de futebol com atletas descalços. Uma realidade cada vez mais difícil de ver. O futebol moleque está deixando de existir. A malandragem do futebol aprendida nas ruas está sumindo.

O país do futebol está perdendo espaço para a modernidade, para o crescimento imobiliário. Para piorar a situação, aproveitadores de plantão encontram no sonho de milhares de crianças a oportunidade para tirar algum tipo de proveito. Muitos jovens são vítimas de verdadeiros bandidos que se passam por agentes do futebol.
Clubes e prefeitura perceberam a situação e apresentaram uma solução: as escolinhas de futebol.

São inúmeras espalhadas pela cidade. Até mesmo clubes de países vizinhos e até europeus já implantaram sedes aqui na terra do rei do futebol.

Além da formação de atletas, as escolinhas se preocupam com a educação moral de seus alunos. Os professores especializados são frequentemente avaliados por responsáveis do clube. Um padrão de treinamento é seguido. Quem não se encaixa perde a franquia.
Hoje, os pais tem a possibilidade de fazer uma rápida pesquisa e escolher o melhor centro de treinamento para o filho. Com isso, quem tem a ganhar são as crianças, que podem ter uma formação sadia dentro do esporte.
Essa é a preocupação da escola de futebol do SPFC do Butantã, na zona oeste de São Paulo, no quilômetro 17,5 da rodovia Raposo Tavares. Três professores revezam nos treinamentos. É apresentada à molecada, além dos treinamentos técnico, tático e físico, disciplina e responsabilidade. Os garotos são constantemente avaliados, sempre com a supervisão dos professores.

A escola organiza torneios, leva os alunos para acompanhar a entrada do time principal do São Paulo e realiza festas de confraternização. Os pais acompanham de perto todo o desenvolvimento dos filhos. Em alguns casos, chegam a participar de eventos junto com os garotos. Uma integração sadia e fundamental para a formação do caráter da criança.

Acompanhe o vídeo de um treinamento realização na escola de futebol do SPFC do Butantã.

Voltar